Ir ao encontro de/ ir de encontro a

Têm sido repetidas por vários representantes partidários frases como esta: “O Senhor Presidente da República, ao marcar separadamente as datas das próximas eleições, foi de encontro àquilo que o nosso partido defendeu”.

A locução de encontro a significa exactamente o contrário do que os políticos que a expressaram queriam que dissesse. Por ter sido objecto de comunicação pública recente, torna-se oportuno referirmo-nos já a ela. A sugestão, de resto, foi novamente feita pelo Miguel Vaz, o qual desta vez juntou uma análise ao assunto. Passo a transcrevê-la:

“Apesar de serem frequentemente confundidas, as locuções prepositivas ao encontro de e de encontro a têm significados diferentes e chegam a ser antónimas. Assim, a locução ao encontro de pode significar “na direcção de”, “à procura de” ou “em consonância com” (ex. queria ir ao encontro das necessidades dos clientes). Pelo contrário, a locução de encontro a pode significar “em sentido oposto”, podendo ser sinónimo da preposição contra (ex. não podia ir de encontro às necessidades dos clientes).Estas duas locuções podem formar locuções verbais em conjugação com vários verbos (ex. correr/ir/vir ao encontro de; ir/surgir/vir de encontro a), com significados semelhantes, como se pode ver nos exemplos acima..
Helena Figueira 26-Jan-2006”

De facto, assim é. E não digo mais sobre o assunto, dada a clareza e a pertinência desta análise.

2 comentários:

Há sempre uma razão para o erro...

Em latim, a preposição «contra» que está no meio do «encontro» tanto significava aproximação como hostilidade.
Já o «de» (ir «de» encontro)e o «a» (ir «a»o encontro)marcam definitivamente a diferença.

Esta mistura produz a confusão e o erro.

A desatenção reitera-o.

11 de julho de 2009 às 03:20  

Muito obrigado pela sua achega. Continue a partilhar connosco os seus conhecimentosas e as suas competências. É muito importante o seu contributo e o de todos aqueles que querem perseguir o mesmo objectivo.

António José Martins

12 de julho de 2009 às 16:51  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial